quarta-feira, 25 de agosto de 2010
PESSOAS E RESPEITO
Pensei outro dia sobre um comentário de uma pessoa. Meus funcionários estão sempre de cara amarrada na empresa e tratando mal seus clientes. Pedi para fazer uma rápida visita a sua empresa. Me dirigi ao banheiro dos seus funcionários.... conclusão....nem uma barata entraria lá.....
Dentro do que temos falado MUITO nos ultimos dias sobre a importancia das pessoas dentro das organizações, selecionei esse texto da HSM onde Tom Peters aborda esse tema. Respeito com os funcionários. Em especial, a valorização dos supervisores da linha de frente para motivar e estimular os funcioários.
Se as empresas não tratarem seus funcionários como pessoas e respeito, ela terá dificuldades em pensar em estar no futuro.
Leia e reflita!!!
Bjos
Bamberg
Cobertura Fórum HSM de EstratégiaTom Peters: Pessoas primeiro, segundo, terceiro. E quarto. E quinto e sexto e sétimoPeters abriu a segunda parte de sua palestra falando sobre a importância de desenvolver o potencial dos indivíduos, gerar paixão e entusiasmo para o crescimento das empresas .
Tom Peters, palestrante do Fórum HSM de Estratégia, realizado nos dias 24 e 25 de agosto, chamou a atenção para algumas questões aparentemente difíceis e que, surpreendentemente, têm respostas bastante simples. E questionou: Qual é a causa número um de insatisfação dos funcionários? “A qualidade do supervisor de primeira linha”, afirmou. Para ele, uma das decisões estratégicas mais importantes que uma empresa faz é a promoção para supervisor de primeira linha. Isso pode estar entre as dez principais variáveis estratégicas na eficácia da empresa, uma vez que os funcionários que estão felizes, vão servir bem os seus clientes.
“Jamais promova alguém que não está qualificado para ser um supervisor de primeira linha, só porque você precisa preencher um espaço". E sentenciou: “seja obsessivo neste aspecto. Os gerentes de primeira linha são muito mais importantes que os VPs”. Para Tom Peters, não importa o tamanho da empresa, em qualquer organização é preciso pensar nisso de maneira obsessiva, porque quando você se torna supervisor já não pode mais fazer nada sozinho, você depende totalmente do outro para ter sucesso.
O trabalho dos líderes
Atender os clientes com brilhantismo e lucratividade e longo prazo. “Nosso trabalho como líderes, que atendem direta e indiretamente ao cliente final, é manter o crescimento, o sucesso, o engajamento, entusiasmo e o compromisso com a excelência”, afirmou. Para Peters, líderes só têm sucesso e caminham rumo a excelência quando cada um dos funcionários tem sucesso. “Os líderes fazem pessoas e ponto final”.
Ele explicou que a retenção e a satisfação dos funcionários deve ser baseada em gestão de primeira linha. “Selecionar, treinar e desenvolver deve ser a competência principal de imenso valor estratégico”.Peters disse que tem muitos líderes de pequenas e médias empresas que esquecem de gerenciar andando pela empresa, e ainda acreditam que podem fazer muita coisa sentados em suas escrivaninhas. “Liderança é alguém que ajuda as pessoas a terem sucesso”, declarou, sugerindo que os líderes façam uma lista de três seres humanos sobre os quais teve mais influencia eficaz em termos de desenvolvimento nos últimos 24 meses. “O que você fez e como eles mudaram?”, perguntou.
As quatro palavras mais importantes
Perguntar o que as pessoas pensam pode ter muito mais valor do que se imagina. Tom Peters revelou que as quatro palavras mais importantes em qualquer organização: “O que você acha?”. Quando você pergunta isso para alguém, significa que esta pessoa tem valor, que tem uma opinião, que você quer ouvi-la. “Escutar é sinal de respeito, e é isso o que se espera de líderes”, argumentou, explicando que se todos agissem assim, os conflitos seriam evitados e os problemas resolvidos de forma muito mais simples. “Os líderes não escutam os liderados. E ouvir é o mesmo que dizer: ‘Você é importante para mim’.”
O professor disse que ouvir é execução, superior chave para executar uma venda, e que deveria ser o valor número um de uma empresa. A necessidade humana mais profunda é a de ser valorizado. Para ele, ouvir é uma disciplina e precisa ser desenvolvida urgente pelos líderes. Peters sugeriu ainda aos gestores contarem o número de vezes que dizem “obrigado” aos seus funcionários. E sentenciou: “Pedir desculpas é o gesto humano mais mágico e que mais soluciona problemas".
Piquetes e palmas
Funcionários felizes, clientes satisfeitos. Peters lembrou de um caso que aconteceu em 2008 com duas companhias aéreas americanas: American Airlines e Southwest Airlines. Por coincidência, elas tiveram suas reuniões anuais no mesmo dia em Dallas. A American Airlines marcou o dia com piquetes realizados por centenas de pilotos insatisfeitos, e no mesmo dia o co-fundador e famoso CEO da Southwest Airlines, Herb Kelleher, estava se aposentando, e a companhia investiu centenas de milhares de dólares numa propaganda de duas páginas no USAToday, onde Herb Kelleher agradecia os funcionários por sua extraordinária dedicação aos 37 anos de serviço Southwest. Herb Kelleher, que já foi questionado muitas vezes sobre qual é o segredo para o sucesso da Southwest, disse: "Você tem que tratar seus funcionários como clientes." E o que mais há para saber sobre vida? Kelleher disse: "Nada."
Peters fechou a palestra, novamente chamando a atenção do público para essas pequenas grandes coisas, que fazem toda a diferença. E sentenciou com o pensamento simples e nobre, inspirado em Madre Teresa de Calcutá: “Podemos apenas fazer pequenas coisas, com grande amor". Excelência é conseqüência.
HSM Online24/08/2010
sábado, 21 de agosto de 2010
Evolução do Marketing
O Marketing evoluiu muito nesses últimos anos e principalmente motivado pelos novos hábitos e costumes do novo consumidor ou e-consumidor.
Nosso trabalho esta em buscar a prática da simplicidade, aliada a inovação, criar experiencias e agregar a responsabilidade social. Assim, nesse novo caminho a seguir, se faz necessário a cada momento se diferenciar da concorrência e gerar o tão famoso Valor para o Consumidor.
Para trabalhar neste sentido, é muito importante uma Inspiração e se Planejar. Busquem a inspiração, seja no Atendimento com seus clientes, na valorização dos seus Funcionários e Fornecedores e eles como parceiros, no Relacionamento, Novos serviços, na prática do Co-Cliente, Experiências e da Responsabilidade Social.
Garanto que, fazendo uma primeira vez e de forma diferente, vocês irão adotar um novo vício e não buscar mais o mesmo e sim serem diferentes!!!
Pensem grande, questionem o comum, pensem com responsabilidade com a sociedade, Trabalhem as experiencia com seus clientes, respeitem as pessoas, façam o SIMPLES e façam bem feito!!!!
Obrigada a todos e ao grupo Assobrav pela a minha inspiração!
Bjos
Erica Bamberg
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Amor! Compreensão da palavra amor
Amor!
Qual a verdadeira descrição da palavra amor?
Neste momento busquei enteder esse sentimento, esse tal de amor que parace confuso as vezes. Porque confuso? As vezes ele vem rápido, é imediato, tem tempo, é duradoro, é intenso, alguns vezes vai embora sem dizer adeus, e quando não é substituido facilmente por outro sentimento... Engraçado, será que isso tudo é amor? Fiz algumas pesquisas sobre o seu significado e chequei a um sentimento que transcende a consumir uma relação apenas. Ele é algo tão importante que as pessoas banalizaram ou simplesmente praticam sem saber ou deixaram de praticar.
- Bondad incondicional o benevolencia. Capacidad de dar alegría y felicidad a la persona que amas. Aprender a observar a quién amamos porque si no la comprendemos no la podremos amar. La comprensión es la esencia del amor. Dedicar tiempo a estar presente y atento y observar profundamente. A eso se le llama comprensión.
- Compasión. Deseo y capacidad de aliviar el sufrimiento de otra persona. Para conocer la naturaleza de su sufrimiento y ayudarla a cambiar, también hay que observarla profundamente. Para eso es necesaria la meditación. Meditar es observar a fondo la esencia de las cosas.
- Alegría. Si en el amor no hay alegría, no se trata de verdadero amor. Si estamos sufriendo y llorando todo el tiempo o si se hace llorar a la persona que amamos, eso significa que no se trata de un verdadero amor, incluso puede llegar a ser lo opuesto a él. Si en la relación de pareja no hay alegría, seguro que no es un verdadero amor.
- Ecuanimidad y libertad. El verdadero amor hace alcanzar la libertad. Cuando se ama de verdad se le da al otro una absoluta libertad. Si no es así, no se trata de un verdadero amor. El otro debe sentirse libre, no solo por fuera, sino también por dentro.
Fuente: “El verdadero amor”. Thich Nhat Hanh, 2004
Mais, independente de tudo, ele deve ser trabalhado como um caminho do resgate de todos. Acredito muito, que por mais que uma pessoa nao pareça ser boa ou interessante, ela sempre tem algo para dar, acrescentar ou alguma coisa interessante para trazer, basta que voce saiba como reconhecer e compreender as pessoas e promover esse tal de amor.
Obrigada!
Bjos
Bamberg
sábado, 7 de agosto de 2010
Sociedade - Um movimento necessário!
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Futuro x profissão - Sociedade!
Caramba, o que estamos realmente fazendo pelas pessoas que precisam muito?
Temos noção do momento que a sociedade esta REALMENTE VIVENDO???
Quando fiz a minha tese, pensei, vou fazer algo produtivo e que tenha uma real contribuição para todos. Pensei, pensei, e acabei escrevendo sobre as dificuldades das ONGs e Empresas (segundo e terceiro setores) em fazer ou realizar sustentáveis parcerias entre as partes. Uma depende da outra, não é verdade? Sim. As empresas precisam desenvolver ações sociais (está no escopo estratégico) e as ONGs precisam de parceiros que apostem e invistam para sustentar suas causas. Pronto, saiu a tese de mestrado... Parcerias Estratégicas entre segundo e terceiro setores, uma analise das convergencias e divergencias
http://www.financeiro24horas.com.br/informativo.aspx?CodMateria=1436
E agora, defendida a tese fui para todas as ongs agradecer. Uma forma de fazer, foi realizar treinamentos e palestras para as elas e ajudar no desenvolvimento e capacitação para as parceiras. Assim, ter uma melhor parceria com as empresas... Durante dois anos foi meu trabalho voluntário.... Agora, no próximo mes, sai o segundo livro que escrevi sobre o assunto!!! Estou feliz! Espero que faça mais pessoas assim também!!
https://brvcom.lojapronta.net/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=5
Tomei uma decisão importante... Todos os novos trabalhos que irei realizar precisam ter um fundo direto ou indireto para o desenvolvimento da sociedade, de alguma forma! Precisamos mudar, e se não fizermos agora, talvez não teremos muitas histórias felizes para contar. Quais são as habilidades e conhecimentos que possuo que poderão ajudar a ter atitudes diferenciadas nesse sentido.....
Estou empolgada com o projeto de desenvolvimento das comunidades do artesanato no Peru e principalmente no Brasil. Estou mais ainda, agora com o desenvolvimento das Comunidades do Rio de Janeiro.. Novo Projeto, Novos Desafios.
Vou precisar de gente com vontade de ajudar gente!!!
Bom, até a próxima!
bjos
Erica Bamberg
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Peru - Cozinha, Artesanato e Gente
Transito divertido!
Novos amigos! Novo artesanato!
Nota 10!!!
Minha ida valeu e muito! Conheci gente muito especial, cultura histórica, transito divertido, culinária do primeiríssimo mundo e um futuro muito promissor, tenho certeza!
A comida é excelente! Comi todos os ceviches possiveis de todos os restaurantes q fui!!! Incrível!!!
Curiosidades: Inca Kola era a bebida mais vendida no Peru..... Primeiro lugar em share....
A Coca Cola comprou!
Trouxe embalagens para um amigo! É uma bebida com gosto de bala! Interessante, mas fiquei com medo de engordar! rsrsrssr
Existe uma rota do tsunami..... nunca passei por nenhuma, até chegar ao Peru! Nao ha nada divertido!
Os contrastes da vegetação estão por todos os lugares! Praia de um lado e deserto de outro!
Já sinto saudades!
Hasta la proxima! Hasta luego!
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Vida no Peru - Contrastes e Recomeçar
Segui minhas visitas no Peru em ICA para conhecer seus costumes, vida e trabalho.
Cheguei a Chincha e conheci uma cidade, muito pobre e ainda com mostras da destruição causada pelo terremoto em 2007.
Em seguida fui para Pisco também. Muito mais abalada com o terremoto. Uma mistura de novo com recém destruido, muitos contrastes, pelo grande desastre da natureza que deixou quase 500 mortes e 1500 feridos.
Por um lado, uma região muito atenta, transito complicado pelo fato de terem muitas obras, pessoas com pressa a todo momento.
Já por um outro, tive a oportunidade em conhecer pessoas mais otimistas, porém muito poucas, e todas com um olhar de recomeçar para tudo de novo.
Difícil!
Tudo do Zero mesmo!
Com recordação de um passado mais feliz, mesmo que limitado financeiramente. Todas as formas de conseguir dinheiro sao bem vindas!
Minha busca estava em encontrar uma área com muitos artesanatos locais. Fui a Carmen. Chegando lá, perguntei a esta senhora ao lado Maria, que por troca da informação me pediu alguns centavos de Sol.
Ela ficou feliz e eu também! Estava solitária varrendo sua calçada....
Bom, andando mais um pouco, entre buracos e outros, me perdi.... mas achei essas crianças que me orientaram sobre a direção do artesanato local de Carmen. Ficaram felizes e fizeram festa com a vinda de "turistas' a sua região...
Mais Soles para eles!!!!!
Q fofos!
Puxa, cheguei a Carmen! Achei! Nem acreditei!
Com uma expectativa de um grande centro de artesanato... cheguei lá! Porém, somente a achei. La Casa de la Mujer.....
Solamente esta casa de artesanato. Pero, principalmente ela!
Mais nenhuma conseguiu sobreviver, Rita disse....
Porém, encontrei Rita, muito forte e com muitas ambições e por prioridades de reconstruir um novo mundo e abrigar novas mulheres para recomeçarem suas vidas, do zero!
Chorei e vi o quanto ainda temos pessoas que precisam de um olhar, atenção ou uma oportunidade para carregar um novo mundo! Eu a escolhi e ela a mim!
Vou ajuda-la.
Já ajudei de alguma forma.
Voltarei lá!
Essse é seu contato: casadelamujercarme@hotmail.com
Vamos adelante! Com dizem os Peruanos!
domingo, 25 de julho de 2010
Linhas de nazca
Hoje fui conhecer as Linhas de Nazca. Realmente supreendente! Se alguém fala q nao há explicação, discordo, existem diversas explicações para esse surpreendente acontecimento histórico.
Mais uma mágica do Peru!
As linhas de Nazca são imagens de enormes dimensões localizados no deserto de Nazca, no Peru.
Este ao lado é o extraterrestre!
Criados pelo povo de Nasca entre os séculos III e VIII, estas figuras representam centenas de imagens de animais como macacos, beija-flores ou lagartos, traçados no solo plano do deserto.
Podem ter sidos criados por seres extraterrestres, ou serem calendários, trabalhos de arte e sabedoria ou então culto.
E por último, meu favorito!!! Fiz essa viagem pela nazcalines, uma empresa área que realiza esses passeios. Vale muito a pena. As fotos nao conseguem transmitir muita coisa, mas ao vivo, realmente, fez a diferença!!!!
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Fui para o Hotel e depois me desloquei para uma reuniao de negócios em um restaurante muito bom. www.clubdelaban
Excelente culinária. O prato principal: Lomo Saltado com batatas! Nossaaaaaaaaaaa!!!!!
Depois uma desgustação de sobremesas!!!! A fama está concretizada!
Pausa agora, enquanto escriva no blog, o pessoal do Hotel (Delfines), perguntavam se estava bem e precisava de algo. Disse, tudo bem! Recebi dois chocolates!!! Q Luxo!
Amanha tenho um longo dia!
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Peru
stou muito feliz pois tenho certeza q bons frutos virão!!!
Aproveitei e fiz uma pesquisa em um site (mochileiros) sobre o pais e compartilho aqui com vocês!
Faz frio nessa época!! Aproveitei e me vacinei contra a febre amarela, apesar de nao ser obrigatório para as cidades urbanas!
O animal típico é a Lhama
O Peru é um país da América do Sul, limitado a norte pelo Equador e pela Colômbia, a leste pelo Brasil, pela Bolívia e pelo Chile e a sul e oeste pelo Oceano Pacífico. Capital: Lima. O Peru é um dos membros da Comunidade Andina.
Cultura
Deste o período pré-colombiano o Peru foi o centro de várias civilizações de povos americanos pré-incaicos tais como a cultura Chavín, Moche, Nazca, Paracas, Huari e Tiahuanaco, afora a amálgama posterior sob o Tawantinsuyu ou império Inca que terminou pela conquista espanhola cuja influência cultural marca e domina o Peru até hoje.
As culturas pré-colombianas desenvolveram-se notavelmente em ramos próprios e originais embora com recíprocas iterações, cada uma contribuindo e legando a outra grandes realizações sociais tais como atestadas pela notável arquitetura, com excelente cerâmica, fina ourivezaria, escultura e construção monumental.
Foi magnífico o desenvolvimento desta região na agricultura, desde muito cedo, com a utilização de engenhosas obras de irrigação, campos de cultivo em terraços e em especial a manutenção e desenvolvimento de vários espécies vegetais de grande valor alimentar depois espalhados por todo o mundo (como é o caso do Tomate, das batatas e da coca).
Os incas se abeberaram deste caldo cultural, não apenas o mantendo mas o incrementando e disseminando pela vasta região andina da América do Sul, tornando-se grandes construtores. A conhecida cidade montanhesa de Machu Picchu e os edifícios de Cuzco são o exemplos de sua excelência arquitetônica.
Depois da independência, o Peru atravessou várias fases desde a cultura hispânica colonial até o Romantismo europeu, com um movimento cultural nos princípios do século XX que resgatou o " Indigenismo", similar ao ocorrido no Brasil que expressava uma nova consciência da cultura índia ancestral.
Desde Segunda Guerra Mundial, escritores peruanos, artistas, e intelectuais como Cesar Vallejo e Jose Maria Arguedas participam dos movimentos artísticos e intelectuais mundiais conquanto já insertas influências norte americanas e européias modernas.
Vistos e documentos
Visto não é necessário para os cidadãos da maioria dos países da América e Europa Ocidental. Para os bolivianos, equatorianos, brasileiros e chilenos é necessário apenas documento de identificação. Neste caso o prazo de permanência é de 90 dias.
Se planeja viajar em regiões florestais recomenda-se vacinar-se contra a febre amarela 10 dias antes portando certificado de vacinação internacional.
Lingua Oficial: Espanhol
Capital: Lima
População: 28.674.757
Densidade: 22 hab./km²
Independência da Espanha: 28 de julho de 1822
Lema: Firme y Feliz por la Unión
Moeda: Novo sol
Fuso horário: GMT -5
Religião Oficial: Catolicismo
Hino Nacional: Somos libres, seámoslo siempre
TLD (Internet): .PE
Código telefônico: 51
Nacionalidade: Peruano
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Estava em uma aula e surgiu uma discussão muito interessante do CHA.
Acabei pesquisando sobre o assunto e vi esse artigo super interessante:
Conhecimentos, habilidades e atitudes
Pós-graduação em Gestão de Pessoas - Faculdades Integradas Olga Mettig - cursando. Graduada em Pedagogia pela UCSAL - tendo concluído em Julho de 2004. História - Bacharelado/Licenciatura - UCSal - incompleto, duração dois anos. Trabalha atualmente na Universidade Católica do Salvador, no setor de Patrimônio (Ativo Imobilizado).Consultora autônoma, Treinamento e Desenvolvimento empresarial, Avaliação de desempenho e Seleção e Recrutamento. SENAC – Prestadora de Serviços, Instrutora do Projeto Jovem Aprendiz: das disciplinas comportamentais, facilitadora de workshop e cursos sobre Relacionamento Interpessoal.
C = Saber (conhecimentos adquiridos no decorrer da vida, nas escolas, universidades, cursos etc); H = Saber fazer (todo o conhecimento que praticamos aperfeiçoado à habilidade) e A = Querer fazer (comportamentos que temos diante de situações do nosso cotidiano e das tarefas que desenvolvemos no nosso dia-a-dia).
Observamos, por exemplo, a atuação da Seleção Brasileira nos últimos jogos da Copa do Mundo, principalmente, nas quartas de final com a Seleção Francesa e podemos dizer que as letras do CHA foram quase todas bem aplicadas. O C foi bem aplicado, pois a seleção era formada por profissionais inteligentes (inteligência físico-cinestésica: potencial de usar o corpo para dança, esportes uma das inteligências múltiplas defendida por Howard Gardner) que entendem e conhecem a técnica da "bola", juntamente com o H que é o que eles sabem fazer e treinaram diariamente as suas habilidades.
Já o A, que é o que nos leva a exercitar nossa habilidade de um determinado conhecimento - como foi dito anteriormente - é o querer fazer. Esse querer ficou estampado no rosto de cada brasileiro contemplando a derrota da seleção brasileira que gerou vários comentários, mais um foi unânime entre nós brasileiros que ficou resumido nesta única frase: "Esse time não teve ATITUDE!".
O mercado do artesanato no Brasil
Entre os 8,5 milhões de artesãos, 87% deles são mulheres, que tem nele sua principal fonte de renda.
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Livro atual 2010 Julho - O Evangelho de Coco Chanel.....
“O Evangelho de Coco Chanel: Lições de Vida da Mulher mais Elegante do Mundo” é o resultado de uma longa pesquisa feita pela escritora Karen Karbo. A característica foi ressaltada pelo "The Los Angeles Times", que diz que ao ler o livro é como se estivéssemos escutando um amigo querido falando sobre uma designer lendária durante um brunch.
Tem uma parte que achei incrível no livro: "É importante estar um pouquinho insuficiente vestida". Vestir-se com roupas em excesso é parente próximo de exagerar nas tentativas de impressionar. É anunciar ao mundo que para estar à altura da ocasião vc nao confia em si mesma ou nas suas roupas.
TUDO QUE DEVEMOS FAZER ANTES DE SAIR É SUBTRAIR!!!
Bjos
Bamberg
Salvador 2010
Recentemente, após ida para Salvador a trabalho pela FDC, resolvi ficar mais alguns dias para conhecer um pouco do artesanato desta cidade.
Fiquei impressionada com a variedade e criatividade do povo da Bahia! Além da ótima receptividade! Eles são muito divertidos, rapaz!
Tive a oportunidade de visitar lojas no Pelourinho, Mercado Modelo e lojas nas proximidades! Acabei comprando algumas lembranças e passei na igreja do Senhor do Bonfim!
Trouxe fitinhas para dar aos amigos do Rio.