Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de julho de 2010


Estava em uma aula e surgiu uma discussão muito interessante do CHA.

Acabei pesquisando sobre o assunto e vi esse artigo super interessante:

Conhecimentos, habilidades e atitudes

Rute Paixão dos Santos

Podemos dizer que o treinamento é uma ferramenta que proporciona o aperfeiçoamento ou a inclusão de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. A junção das três letras CHA é tudo o que uma função/cargo de uma empresa exige para que o serviço/produto seja bem administrado e de boa qualidade. No entanto, estas atribuições precisam estar bem definidas e atualizadas. Essas letras significam:

C = Saber (conhecimentos adquiridos no decorrer da vida, nas escolas, universidades, cursos etc); H = Saber fazer (todo o conhecimento que praticamos aperfeiçoado à habilidade) e A = Querer fazer (comportamentos que temos diante de situações do nosso cotidiano e das tarefas que desenvolvemos no nosso dia-a-dia).

Observamos, por exemplo, a atuação da Seleção Brasileira nos últimos jogos da Copa do Mundo, principalmente, nas quartas de final com a Seleção Francesa e podemos dizer que as letras do CHA foram quase todas bem aplicadas. O C foi bem aplicado, pois a seleção era formada por profissionais inteligentes (inteligência físico-cinestésica: potencial de usar o corpo para dança, esportes uma das inteligências múltiplas defendida por Howard Gardner) que entendem e conhecem a técnica da "bola", juntamente com o H que é o que eles sabem fazer e treinaram diariamente as suas habilidades.

Já o A, que é o que nos leva a exercitar nossa habilidade de um determinado conhecimento - como foi dito anteriormente - é o querer fazer. Esse querer ficou estampado no rosto de cada brasileiro contemplando a derrota da seleção brasileira que gerou vários comentários, mais um foi unânime entre nós brasileiros que ficou resumido nesta única frase: "Esse time não teve ATITUDE!".


Nenhum comentário:

Postar um comentário