O que dizer de Los Roques????
MARAVILHOSO A CADA SEGUNDO! LINDO DE MAIS!!!!! UM LUGAR PARA POUCOS!
Um pouquinho do Lugar
Conhecida pelo paraíso do Kite Surf e mergulho, Los Roques me pareceu um lugar onde eu poderia dar continuar ao meu projeto de aprendizagem da modalidade Kite Surf. Escolhido como um dos lugares mais bonitos do mundo, comparado com Fernando de Noronha a 40 anos atrás por sua beleza natural e ser extremamente rústico e simples.
A Saga de achar um lugar para ficar!
Foi um pouco complicado inicialmente fazer um planejamento da viagem para Los Roques. Afinal, não conhecia muitas agencias de turismo com experiência de viagens para a Venezuela e muito menos amigos que tivessem ido para lá.
A pesquisa começa navegando pelo google com as palavras chaves de Los Roques, Kite, Venezuela, etc.... ufa, difícil!!! Por que difícil, queria reunir uma viagem minimamente confortável dentro das limitações apresentadas de viagem, pousadas e etc.
Depois de muitos relatos em blogs, sites visitados, resolvi fazer contato com uma pousada que me pareceu ser a melhor na proposta de Los Roques, a pousada La Cigala (http://www.lacigala.com). Pelas fotos e emails trocados com eles, era a que tinha uma proposta de um bom serviço prestado e conforto das acomodações, além dos responsáveis ajudarem em todos os pequenos detalhes da viagem, como logística e decisões! Para quem busca uma pousada com um pouco de mais luxo na região (lembrando que Los Roques tem muitas limitações).
A logística!
Com a pousada definida, parti para escolha do vôo para Venezuela. Tinha duas opções, a Tam ou Gol. Para esta viagem escolhi a TAM (RIO - SPO - CARACAS) pois pude trocar as milhas do programa de fidelidade. Valeu a pena. Aproveitei, como era uma viagem de 5 horas, fui de executiva!
Sai do Rio de Janeiro a tarde e cheguei a noite no aeroporto de Caracas, Venezuela. Lá estava um receptivo para me receber. Como o Vôo para Los Roques parte de Caracas apenas na parte da manha, tive que ir para o Hotel passar uma noite. De manha cedo, voltei para o aeroporto de Caracas com o receptivo, rumo a Los Roques. Fui bem cedo, as 5 a.m, pois o vôo era as 7 horas da manha.
Para Los Roques existem 3 companhias aéreas apenas que fazem essa viagem. Escolhi a LTA (http://www.tuy.com/los_roques_itinerarios.html). Apesar de ser um pouco mais cara que as demais (em torno de 250 dólares ida e volta) ela tem mais espaço e a possibilidade de transportar 15kg sem pagar excesso de bagagem além de poder levar as minhas pranchas de KITE!!!! As demais companhias transportam 10kg por pessoa e tem limitações de bagagem.
O dinheiro!
Em los roques não aceita cartão de crédito. Aproveitei e troquei alguns dólares por Bolivar, que dá uma média de 1 dolar para 800 bolivar.
Em Los Roques a grande maioria dos estabelecimentos aceitam dólar e Bolívar, mas é melhor levar uma quantidade mínima de Bolívar para pagar coisinhas por lá (farmácia, micro supermercados, restaurantes a noite, etc)
Fui!
Embarquei rumo a Los Roques, o que foi bem rápido o vôo. 40 minutos apenas, quando avistei o arquipélogo, tudo começou a ser diferente!!!
Aterrissando em Los Roques, começou tudo! Estava animadíssima!
Lembro, tudo muito simples e muito lindo também. A pousada La Cigala fica a poucos metros do Aeroporto. Lá estavam a equipe da pousada para buscar as minhas malas.
Assim, tudo começou!!!!!
Relatarei em outra postagem!
Até a próxima!